Allan Kardec

Allan Kardec

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Visão do Sonâmbulo


O sonâmbulo vê_através_dos_corpos. Não há corpos opacos senão para os vossos grosseiros órgãos. Já precedentemente não dissemos que a matéria nenhum obstáculo oferece ao Espírito, que livremente a atravessa? Frequentemente ouvis o sonâmbulo dizer que vê pela fronte, pelo punho, etc., porque, achando-vos inteiramente presos à matéria, não compreendeis lhe seja possível ver sem o auxílio dos órgãos. Ele próprio,  pelo desejo que manifestais, julga precisar dos órgãos. Se, porém, o deixásseis livre, compreenderia que vê_por_todas_as_partes_do_seu_corpo, ou, melhor falando, que vê de fora do seu corpo.
Durante o sono, a alma não se transporta? O mesmo se dá no sonambulismo. Esta é a explicação da visão a distância em certos sonâmbulos


        A maioria dos sonâmbulos vê os outros Espíritos, dependendo do grau e da natureza da lucidez de cada um.  é muito comum, porém, não perceberem, no primeiro momento, que estão vendo Espíritos e os tomarem por seres corpóreos.  Isso acontece principalmente aos que, nada conhecendo do Espiritismo, ainda não compreendem a essência dos Espíritos. O fato os espanta e fá-los supor que têm diante da vista seres terrenos. 

        O mesmo se dá com os que, tendo_morrido, ainda se julgam vivos. Nenhuma alteração notando ao seu derredor e parecendo-lhes que os Espíritos têm corpos iguais aos nossos,  tomam por corpos reais os corpos aparentes com que os mesmos Espíritos se lhes apresentam.
        Pelos fenômenos do sonambulismo, quer natural, quer magnético, a Providência nos dá a prova irrecusável da existência e da independência da alma e nos faz assistir ao sublime espetáculo da sua emancipação. Abre-nos dessa maneira, o livro do nosso destino. Quando o sonâmbulo descreve o que se passa a distância, é evidente que vê, mas não com os olhos do corpo. Vê-se a si mesmo e se sente transportado ao lugar onde vê o que descreve. Lá se acha, pois, alguma coisa dele e, não podendo essa alguma coisa ser o seu corpo, necessariamente é sua alma, ou Espírito. Enquanto o homem se perde nas sutilezas de uma metafísica abstrata e ininteligível, em busca das causas da nossa existência moral, Deus cotidianamente nos põe sob os olhos e ao alcance da mão os mais simples e patentes meios de estudarmos a psicologia experimental.


Cada um de nós deve ter a possibilidade de ver somente aquilo que nos proporcione proveito legítimo.

Fontes:|
www.guia.heu.nom.br;
Livro: "Missionarios da Luz", de André Luiz, pelo Médium Chico Xavier;
Obra: ''O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec;
Romeu L. Wagner, Belém, Pará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário